segunda-feira, 6 de julho de 2009

Menino prodígio nas tirinhas

João Montanaro
www.porjoao.blogspot.com

Idade: 13 anos
O que faz: charges e tirinhas que publica no seu blog
Onde: São Paulo















Com apenas 13 anos, João Pedro Montanaro Barbosa _ou apenas João Montanaro como prefere assinar_ é uma jovem promessa do quadrinho nacional. As suas histórias e charges podem ser conferidas em seu blog, o “Por João” (www.porjoao.blogspot.com), que ele mantém desde outubro do ano passado. Na página, o adolescente publica tirinhas inspiradas em observações do dia a dia e em notícias.


João começou a desenhar ainda criança, influenciado pelas revistas e jornais que lia em casa. “Meu pai tinha uma coleção de quadrinhos antigos que eu lia e copiava”. As velhas “Piratas do Tietê” e “Chiclete com Banana” do pai, o publicitário Mário Barbosa, atribuíram a João o humor inteligente e irônico que ele destila em suas histórias.

“No começo, meus desenhos eram mais toscos”, ele recorda. Não que o traço tenha se transformado _a simplicidade parece ser uma marca_, mas o jovem cartunista, que cita Angeli, Ota, Carranza, Laerte e o argentino Liniers como influências, ainda pretende aprimorar a sua técnica. “Existem pontos que eu ainda preciso definir”, diz.

João estreou na internet em dezembro de 2007, no endereço http://joao-barbosa.zip.net, onde ainda é possível ler algumas histórias. Por motivos técnicos, ele decidiu trocar de serviço e migrou para Blogger. Apesar de não saber ao certo em quanto, reconhece que o número de visitantes cresceu. “Eu tinha um contador, mas tirei”. Cada post rende, em média, cerca de dez comentários.

Promissor, logo o jovem debutou no papel publicando em um jornal de bairro. Em seguida, foi a vez da revista MAD _ícone entre os fãs de quadrinhos politicamente incorretos.


Quando não está desenhando, João tem uma vida como outros garotos de sua idade. Gosta de sair com os amigos e tocar guitarra. É fã de Led Zeppelin e do Pink Floyd. Na TV, assiste os “Simpsons”, o “15 Minutos” (MTV), com o Marcelo Adnet e o “CQC” (Band).

Sobre as projeções para o futuro, diz que se vê um “adolescente cheio de espinhas e fedido”, para, em seguida, dar risada. Por enquanto, prefere seguir nas charges e tiras do que mergulhar em histórias com roteiros mais longos. Faz o tipo chargista resmungão.


Se a internet ajudou na divulgação do seu trabalho, ele é enfático. “Sem dúvida, muitas pessoas me conheceram e chegaram ao meu trabalho pela rede. Mas, por enquanto, a internet sozinha não paga as contas.”, diz ele. Por enquanto João, por equanto...

1 comentários:

Weverton Guedes 7 de julho de 2009 às 16:17  

Muito bom o post e muito legal também o blog. Parábens!

Se puder dar uma passada no meu: www.construideias.blogspot.com

Abraços

              © Design by Emporium Digital | Daniela Milagres