segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pagode para gringo ouvir

Túlio com Russo nos bastidores do 'Caldeirão do Huck'


Já imaginou escutar "Me Apaixonei pela Pessoa Errada", do Exaltasamba, e outras delícias da década passada cantadas em inglês? Pois bem, o projeto existe e tem nome. "Pagodeversions" é como Túlio Bragança, 27 anos, decidiu chamar os vídeos em que ele aparece cantado pagodes no YouTube (www.youtube.com/pagodeversions).



O publicitário, que mora em Buenos Aires, diz que a ideia surgiu a partir de um encontro de brasileiros com saudade de casa. "Aprendi a tocar violão com músicas do Legião Urbana e do Raça Negra", diz. "Um dia, fiz uma versão em inglês de um pagode para uns amigos brasileiros aqui de Buenos Aires. Eles acharam engraçado, e eu resolvi publicar no YouTube."

Nas versões de Bragança, "Recado à minha amada", do Katinguele, torna-se "Message to my beloved". Já "Marrom Bombom", dos Morenos, passa a ser "Brown Goodgood". As letras seguem o mesmo esquema de tradução ao pé da letra. Apesar de as músicas soarem divertidas, o curitibano reconhece que, em inglês, elas perdem um pouco da malícia.



"Acho que um pouco da ginga se dissipa. ‘Tira a calça jeans e bota o fio dental’, por exemplo, vira ‘Take off your pants and put the dental floss’. Parece que o cara está cantando para uma menina com a calça jeans suja e com um pedaço de frango preso no meio do dentes", diverte-se ele. Já as melodias, apesar da troca do idioma, mantêm a levada característica. "Os compositores de pagode, em sua maioria, possuem um dom enorme para compor refrões", analisa.

Após pipocar na web, por meio de links distribuídos via Twitter, MSN e Orkut, o "Pagodeversions" vai chegar à TV. Recentemente, Túlio Bragança gravou uma participação no "Caldeirão do Huck" (Globo). "Bati um papo com o Huck, que me disse que o Joaquim [filho do apresentador] tinha gostado de ‘Brown Goodgood’ [a versão para ‘Marrom Bombom’, dos Morenos]." Túlio gravou três músicas. O programa deve ir ao no dia 24.

*no Agora SP desta segunda-feira.

0 comentários:

              © Design by Emporium Digital | Daniela Milagres