terça-feira, 10 de novembro de 2009

Glossificando!



Ele não revela seu nome verdadeiro nem idade, mas, mesmo assim, é seguido por mais de 260 mil pessoas no Twitter (o que lhe garante a 17º colocação entre os brasileiros). O sucesso de Hugo Gloss (www.twitter.com/hugogloss) na rede de microblog se deve a sua relação próxima com os famosos e aos seus comentários repletos de humor ácido e refinado. Porém, Gloss nem sempre foi Gloss.

O primeiro perfil que ele criou (e que lhe rendeu um bom número de seguidores) foi o de Christian Pior, personagem do ator Evandro Santo.

“O perfil começou como uma brincadeira, sem nenhuma pretensão”, diz o jovem que trabalha com comunicação e que tem entre 20 e 25 anos (isso é tudo que ele informa sobre sua pessoa física). “Não tinha autorização do Evandro. Mas quando começou a crescer demais, eu senti a necessidade de procurá-lo. Entrei em contato com ele, que apoiou a brincadeira e permitiu que eu continuasse”, completa.

Por um bom tempo, Gloss se passou por Pior. Porém, o perfil começou a gerar conflito quando o verdadeiro Pior, Evandro Santo, entrou na rede de microblogs. “As pessoas achavam sim que era o Evandro, mas após falar com ele e, principalmente, após a entrada dele no microblog, ficou claro que tratava-se de um perfil ‘cover’. A biografia do perfil, assim como as fotos principais e de fundo, traziam essa informação, logo não é correto afirmar que todo mundo achava que era o Evandro”, defende-se. Esse foi o estopim para o surgimento do Gloss. Apesar das semelhanças, Gloss e Pior nunca se conheceram pessoalmente.

O nascimento
Logo que ficou claro que havia uma outra pessoa por trás do perfil de Christian Pior, outros famosos incentivaram para que ela saísse do armário. “O Luciano Huck me aconselhou a abandonar o Christian e passar a ter uma assinatura própria. O Evandro também me apoiou e disse que já era hora de eu ganhar algo com o meu talento, e isso só aconteceria no momento em que eu saísse de trás do Christian”, diz ele.

A partir de então, ele trocou a sua foto, endereço e nome no Twitter (o site permite isso) e estava criado o Hugo Gloss. “Tive uma perda considerável de seguidores, algo em torno de 20 a 30 mil. Os 250 mil que ficaram [agora 260] são pessoas que querem ler o que eu escrevo, independente da minha assinatura. E isso é o mais legal”, diz o jovem.

Segundo ele, Gloss e Pior são diferentes. “O Hugo, embora tenha o mesmo tipo de humor do Pior, tem suas características próprias. Ele é menos deslumbrado, mais acostumado com o luxo e com o lixo. Ele não se derrete por uma bolsa Prada, porque ele sabe que quem é rico mesmo compra Hermés”, diz.

A atriz Fernanda Paes Leme e a cantora Cláudia Leitte são alguns dos famosos que Gloss costuma trocar mensagens com frequência. Porém, apesar do reconhecimento, ele diz que não pretende revelar sua identidade verdadeira.

“O que eu conseguiria assinando o meu nome, eu posso conseguir tendo o personagem, com a vantagem de não ter que me expor. Caso alguma oportunidade realmente boa surja e seja mesmo necessário aparecer com o meu nome real, é claro que aceitarei. Do contrário, não vejo motivos para revelar minha identidade. Como eu costumo dizer, ‘o anonimato é ouro’”.

No AGORA de ontem.

0 comentários:

              © Design by Emporium Digital | Daniela Milagres