terça-feira, 13 de abril de 2010

Vídeo mostra americanos
atacando civis no Iraque



A peça foi divulgada pelo site Wikileaks.org e mostram um helicóptero Apache disparando contra supostos homens armados, que na verdade são civis.

As imagens são acompanhadas pelo áudio de comunicação entre o piloto e o controle em terra, no qual o piloto pede autorização para abrir fogo.

Logo depois da primeira sequência de disparos, homens em uma van tentam socorrer os feridos, mas o veículo é atacado pelo helicóptero. Duas crianças são feridas no carro. Entre os mortos estavam Namir Noor-Eldeen e Saeed Chmagh, funcionários da agência de notícias Reuters. Aconteceu em julho de 2007, mas só agora veio à tona.

No fim de semana de Páscoa, aproveitei para assistir "Guerra ao Terror", longa de Kathryn Bigelow, vencedor do Oscar de melhor filme. Achei o filme bom, carregado de realismo; retrata bem o deslocamento de um ex-combatente ao voltar para casa, porém, foi parcial ao colocar os americanos sob constante ameaça de homens-bombas e em não mostrar a opressão sofrida pelo povo local. Não estou a fim de levantar bandeiras nem para gregos nem para troianos (apesar de o Iraque provavelmente ser um país melhor hoje do que era com Saddam Hussein), mas o vídeo acima é uma excelente resposta à miopia de Kathryn.

0 comentários:

              © Design by Emporium Digital | Daniela Milagres