terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ele vai puxar o Galo da Madrugada


Ex-açougueiro, João do Morro se tornou febre em Recife
depois que suas músicas tocaram em carrocinhas de som da cidade


João do Morro é promessa para o Carnaval deste ano em Recife (PE). Aos 32 anos, o músico ganhou fama na cidade (e fora dela) depois que suas composições bombaram nas carrocinhas de som que vendem CDs piratas pela cidade. Antes disso, João ganhava a vida como açougueiro em um supermercado.

“Eu mesmo vendia meus CDs com mochila nas costas. Mas alguém gravou um show meu e, dias depois, várias carrocinhas estavam tocando minha música. Parei um dos carroceiros e perguntei: ‘Que som é esse?’ e ele me disse que era João do Morro! Ou seja: as carrocinhas já estavam pirateando o meu próprio pirata!”, conta o músico. Em homenagem a eles, compôs “A Voz das Carrocinhas”.

Morador do Morro da Conceição, na Zona Norte da cidade, João cresceu embalado pelas batidas das escolas Acadêmicos do Morro e Galeria do Ritmo, onde aprendeu a tocar percussão aos 14 anos. Ao samba, misturou pitadas de pagode, reggae, funk, rock e axé.

Em suas letras, ele preza pelo bom humor. Versa sobre homossexualidade, alisamento de cabelos, mulheres interessadas em carona, celulares potentes pré-pagos, entre outros.
“Minhas letras falam do que vejo, do que ouço nas ruas, ao meu redor. Chamam-me de ‘cronista do cotidiano’, mas, na verdade, o que eu canto é algo que já aconteceu com você ou com alguém que você conhece”, diz ele.

Com as músicas estouradas nas ruas, João se lançou na internet a fim de ampliar seu público, e criou uma conta no MySpace e outra no Twitter. Já YouTube está repleto de vídeos seus postados por fãs.

O resultado? João será um dos puxadores “Galo da Madrugada”, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, no sábado de Carnaval. “É uma honra”, emociona-se o ex-açougueiro.

CD está disponível para download

O primeiro CD de João do Morro, “Do Morro ao Asfalto”, pode ser baixado gratuitamente em seu MySpace. “Não se ganha mais dinheiro com venda de CD, é só um cartão de apresentação do artista. No futuro, isso se reverte em shows e em fãs”, diz ele. O disco traz 12 músicas e mais a capa para impressão. Destaques para “Eu Não Presto”, “Eu Dô-Le” e a saudosista “Cueca de Copinho”. “Meu irmão me ensinou a manhã, bota a cueca na cara pra brincar de Homem-Aranha”, canta ele na última.

No AGORA de ontem.

0 comentários:

              © Design by Emporium Digital | Daniela Milagres